- O blog é sem dúvidas, uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital, principalmente quando falamos de conteúdos e da geração de tráfego orgânico, porém, por mais que só de ter a sua própria página, e produzir o seu próprio conteúdo seja importante, dificilmente você terá sucesso sem o SEO.
- O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que tem como principal intuito, otimizar uma página da web e os seus conteúdos para melhorar o seu ranqueamento dentro das plataformas de busca, como o Google por exemplo.
- Dessa forma, o SEO é uma ação totalmente orgânica, que mira usar uma série de recursos para aumentar a visibilidade e fazer com que o seu blog ganhe relevância e destaque dentro da web. Essa estratégia é igual uma dobra de chapa, servindo para dar forma e valor ao produto final.
- Mas calma, mesmo que seus conteúdos antigos não estejam otimizados, ainda é possível utilizá-los e se adaptar às estratégias de SEO, e é exatamente isso que vamos abordar no texto de hoje, bora conferir? Então vamos lá!
Organize os conteúdos em topic clusters
- Se você tem um blog mais antigo, provavelmente deve ter centenas de conteúdos espalhados dentro da sua página, certo? Então, para que você consiga visualizar e ter todos funcionando em um único sentido, recomendamos que organize eles em topic clusters, ou seja, em conjuntos de acordo com seus temas.
- Selecione as palavras-chave e os tópicos abordados entre os seus conteúdos e faça uma separação deles de acordo com a área na qual eles abordam, isso ajuda e remover a competição entre eles, fazendo com que as URLs não briguem entre si, o que te dá mais espaço e possibilidade de ter uma boa gama de conteúdos aparecendo no topo das pesquisas.
Defina bem suas principais palavras-chave
- Falando em palavras-chave, essas são cruciais para qualquer estratégia de SEO, dessa forma, recomendamos que faça uma pesquisa interna dentro do seu site, e externa, separando e encontrando as palavras que você mais utiliza e aquelas que considera serem mais importantes.
- Talvez se a sua empresa de construção em serviços em geral realize atividades em condomínios, o termo “manutenção predial”, possa ser muito utilizado e procurado, sendo assim, coloque ele como uma palavra-chave, e otimize seus conteúdos de acordo com essas palavras, comece a publicar seus novos textos sempre com elas, e os antigos caso não possuam, procure adicioná-las.
Use links internos no seu conteúdo
- Os links internos são uma ótima solução para melhorar a sua visão dentro do ranking do Google e ainda atrair mais pessoas para outros artigos escritos por você, isso porque, ao usar um link interno, o algoritmo enxerga que você está complementando o conteúdo, e trazendo uma informação mais completa, o que acaba otimizando sua página e sendo uma prática de SEO extremamente eficaz.
- Procure conectar seus conteúdos que sejam próximos com assuntos conexos, utilize por exemplo, o topic cluster como base para fazer essa linkagem dos seus conteúdos, crie uma verdadeira rede de links, o que vai ser muito útil tanto para o SEO quanto para gerar mais tráfego para o seu negócio.
Faça um mapeamento geral e veja se seu site está em pleno funcionamento
- Os fatores técnicos também entram nas estratégias de otimização de SEO, sendo assim, é sempre importante fazer um mapeamento geral e ver como está o funcionamento do seu site, verifique suas URLs, veja se elas estão coesas e funcionam de forma simples, quanto mais didáticas e diretas forem, melhor será para o seu blog.
- Também veja o design, a distribuição dos elementos e a velocidade de carregamento, tudo deve estar bom, em pleno funcionamento para oferecer a melhor experiência possível aos usuários, por fim, fique de olho na responsividade, adapte o seu site para o mobile caso ainda não o tenha feito, a adaptação para dispositivos móveis é fundamental para otimizar o algoritmo do Google.
Incorpore outros tipos de mídia
- Muitas pessoas pensam que os blogs só possuem textos, porém a realidade deve ser totalmente o contrário, assim como um projeto de instalações elétricas que mescla imagem com texto, esse formato deve ser padrão para que seu blog seja otimizado.
- Além das clássicas imagens, procure incorporar também outros tipos diferentes de mídias, como vídeos, infográficos, enquetes, formulários, e todos os outros tipos de rich media, procure ser diferenciado, quanto mais opções, mais otimizado o seu blog irá ficar.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.