- O Agile marketing ou marketing ágil é uma estratégia de eficácia organizacional que usa equipes multifuncionais e auto-organizadas.
- Seriam como cantoneiras de ferro, que precisam estar firmes para dar a devida sustentação a uma construção, trazendo para esta estratégia, é o alinhamento entre as equipes, que devem trabalhar unidas para gerar o melhor resultado.
- Seu objetivo é impulsionar o crescimento, concentrando os esforços da equipe naqueles que agregam valor ao cliente final. A gestão ágil surgiu na década de 80 devido às sucessivas exigências do mercado por inovação, produtividade, flexibilidade e melhoria na qualidade dos projetos de software.
- Porém, foi apenas em 2001 que a expressão metodologias ágeis tornou-se conhecida, quando especialistas em processos de desenvolvimento de software criaram o manifesto ágil.
- O primeiro passo é compreender o manifesto ágil e entender a sua importância para a construção do conceito. Além disso, é preciso entender quais são os ganhos ao implementar uma gestão ágil, bem como suas ferramentas e ideias que permitem aplicar o Agile Marketing.
A satisfação do cliente é prioridade
- Trata-se de um esforço contínuo que trará como resultado a fidelização. Se o jogo não está trazendo resultado, mude a forma de jogar. Mudanças fazem parte do jogo dentro do marketing. O importante é entrar no jogo e satisfazer as necessidades. E lembre-se de agregar valor ao conteúdo. Fazer um conteúdo de valor é fundamental na prospecção de clientes.
Motive a equipe
- Integre os setores e gere maior interação entre eles, sempre os motivando, e aposte em processos mais simples. Processos mais simples são mais fáceis de serem executados, reduzem os custos e possíveis desperdícios.
- Tudo isso sem esquecer de focar nos detalhes. Dê atenção aos detalhes, isso permite que os erros possam ser descobertos com antecedência, o que permite que pouco trabalho seja refeito.
Atenção aos procedimentos
- Como Impressoras térmicas precisam de uma configuração excepcional para que suas impressões sejam de qualidade e sem erros, assim deve ser funcionar o agile marketing, trabalhando com as informações necessárias e as equipes motivadas para que o cliente seja de fato alcançado e conquistado.
- Embora existam várias abordagens diferentes para fazer o marketing ágil acontecer, não se apresse para começar. Comece construindo a mentalidade ágil primeiro, coloque gradualmente as práticas ágeis em seus processos e faça testes antes de mergulhar de cabeça. É assim que uma equipe ágil faria!
- Vamos pensar em um misturador de argamassa, que precisa unir os materiais necessários para criar a massa perfeita, trazendo para o agile marketing, precisamos unir os passos necessários para alcançar os melhores resultados.
Foco deve estar sempre nas pessoas
- E independente da opção e estratégia criada para vender o serviço, é muito importante lembrar que o principal foco está nas pessoas, nos clientes que vão viver a experiência da compra do produto. Afinal, uma boa oferta é a garantia que esse cliente vai retornar trazendo outras pessoas, contribuindo para um bom fluxo da empresa. Não esqueça de estudar o seu público, investir na qualidade do que você trabalha e fazer pesquisas de satisfação.
- Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de cometar e compartilhar, até a próxima! Conteúdo produzido por Soluções Industriais.