- O hábito de consumo das pessoas passa por mudanças cada vez mais constantes, se antigamente o cliente queria um relacionamento mais direto e uma oferta e compra simplificada, atualmente as coisas funcionam de uma forma bem diferente do convencional, com um mercado cada vez mais competitivo, o que faz a diferença nas tomadas de decisões são as relações.
- Na atualidade, os usuários não querem mais um diálogo simples ou uma aproximação rasa com as empresas, eles buscam algo mais completo, e por esse motivo a experiência do usuário (UX), tem se tornado algo tão cobiçado dentro das maiores empresas do mercado.
- O esforço é justamente para criar relações, estabelecer vínculos, e ir além da famosa “compra e venda”, a experiência mistura um mix de emoções como se estivesse colocando tudo em uma batedeira industrial, e faz com que o cliente não seja apenas mais um, e sim se transforme em um fã da sua marca.
- Falando assim parece até complexo, e devido a isso, muitos empreendimentos desistem de investir nesse mercado, mas e se eu te contar que ele é muito mais fácil do que você imagina? No texto de hoje, vamos abordar 6 formas simples de investir na experiência do usuário e como fazer esse conceito funcionar ao seu favor, bora conferir? Então vamos lá!
- Invista no atendimento ao cliente
- É praticamente impossível falarmos sobre a experiência do usuário sem abordamos o chamado atendimento ao cliente, se você quer que o seu cliente tenha um contato inesquecível com a sua empresa, obrigatoriamente você deve caprichar no atendimento fornecido até ele.
- Para isso, procure treinar seus vendedores e atendentes, capacite toda a sua equipe para saber dialogar com os usuários, de acordo com pesquisas, cerca de 62% das pessoas desistem de uma compra após terem um atendimento ruim e apenas 11% dos brasileiros estão realmente satisfeitos com o atendimento fornecido pelas empresas.
- Isso reflete o quanto essa área é ruim e mais do que isso, o quanto ela precisa melhorar, é preciso sempre buscar evoluir investindo em um bom atendimento ao cliente que seja competente, saiba solucionar as dúvidas, resolver os problemas de forma atenciosa, prestativa e eficiente.
- Esteja presente em diversos canais diferentes
- A prática omnichannel vem sendo desenvolvida nos últimos anos e atualmente alcançou o seu ápice, para quem não sabe, essa é uma estratégia que consiste em fazer com que uma empresa esteja presente em todos os canais de comunicação possíveis de forma uniforme.
- Ou seja, se alguém pesquisar sobre um exaustor centrífugo nas suas redes sociais, e depois quiser continuar a sua pesquisa no site ou até mesmo ir na loja física, o atendimento continuará de onde parou, fazendo com que ele tenha uma experiência completa independente de qual plataforma ele queira seguir.
- Isso ajuda a trazer liberdade para o consumidor, que pode escolher qual canal ele quer se comunicar e até mesmo a forma de realizar esse contato, parece algo simples, mas quanto melhor for a sua presença em canais diferentes, mais opções você fornece e de uma maneira otimizada.
- Dê suporte 24 horas por dia
- Acima falamos sobre a qualidade do atendimento certo? Mas mais do que qualidade, você precisa focar em estar sempre disponível e manter a consistência das conversas, não existe nada que irrita mais um usuário do que uma demora para responder ou uma empresa que não está sempre disponível quando ele precisa.
- Acredite, estar sempre online é algo necessário, e por mais que pareça impossível, acredite, não é! Uma das formas de te ajudar a se manter sempre online é justamente através dos chamados chatbots.
- Esses robôs de conversação tem como principal função, substituir ou auxiliar o atendimento humano, simulando as conversas e estabelecendo uma conexão próxima e em tempo integral, o que ajuda justamente no fornecimento de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de uma mão de obra humana para que tudo funcione.
- Saiba ouvir o cliente e procure encontrar soluções
- O problema de muitas empresas é que na maioria dos casos, elas acabam pensando tanto na conversão que esquecem de entender os problemas e param de procurar soluções para os consumidores, e focam exclusivamente em vender mais.
- Porém, para melhorar a experiência do usuário, você precisa ir além , precisa saber entendê-lo e resolver justamente os seus problemas. Não queira vender só por vender, busque sanar necessidades e resolver questões em aberto, se ele quiser uma confecção de uniformes personalizada, forneça a ele exatamente o que deseja, e não aquilo que é mais convencional para você.
- Saiba escutar seu cliente, entenda quais são as suas dores, seus desejos e seus problemas, e mire em encontrar soluções para resolver isso de maneira eficiente, que realmente consiga preencher os espaços.
- Capriche no seu site e promova uma boa navegação
- O atendimento não é o único foco na experiência do usuário que você deve ter, também é preciso caprichar em toda a jornada de compra dele, principalmente quando falamos do ambiente virtual.
- Então para fornecer uma experiência positiva, procure criar um site otimizado com uma ótima navegação e que corresponda a todos os pré-requisitos, capriche no seu layout, na disposição dos elementos e garanta a responsividade.
- A qualidade durante a navegação também influencia na experiência de compra do usuário, um site rápido, funcional e bem distribuído tende a converter muito mais e agradar muito mais o consumidor, então capriche bem na hora de montar sua página.
- Não se esqueça do pós-venda
- Muitas empresas focam na experiência do cliente apenas até ele concluir uma transação, a partir do momento em que ele efetua uma compra, a marca simplesmente esquece dele e o joga para escanteio, mas é claro que se você busca uma boa UX, é preciso ir além das vendas.
- Mesmo que a pessoa já tenha recebido o presente na sua casa com rótulos adesivos colados na embalagem, procure trabalhar também o seu pós-venda, vá além da jornada de compra e estabeleça uma conexão visando a fidelização.
- Procure fornecer uma boa experiência mesmo após a compra e invista em recursos para trazer uma experiência completa mesmo depois de fechar a transação.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.