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6 formas simples de investir na experiência do usuário

6 formas simples de investir na experiência do usuário

  • O hábito de consumo das pessoas passa por cada vez mais constantes, se antigamente o cliente queria um relacionamento mais direto e uma oferta e compra simplificada, atualmente as coisas funcionam de uma forma bem diferente do convencional, com um mercado cada vez mais competitivo, o que faz a diferença nas tomadas de decisões são as relações. 
  • Na atualidade, os usuários não querem mais um diálogo simples ou uma aproximação rasa com as empresas, eles buscam algo mais completo, e por esse motivo a experiência do usuário (UX), tem se tornado algo tão cobiçado dentro das maiores empresas do mercado. 
  • O esforço é justamente para criar relações, estabelecer vínculos, e ir além da famosa “compra e venda”, a experiência mistura um mix de emoções como se estivesse colocando tudo em uma batedeira industrial, e faz com que o cliente não seja apenas mais um, e sim se transforme em um fã da
  • Falando assim parece até complexo, e devido a isso, muitos empreendimentos desistem de investir nesse mercado, mas e se eu te contar que ele é muito mais fácil do que você imagina? No texto de hoje, vamos abordar 6 formas simples de investir na experiência do usuário e como fazer esse conceito funcionar ao seu favor, bora conferir? Então vamos lá!
  • Invista no atendimento ao cliente
  • É praticamente impossível falarmos sobre a experiência do usuário sem abordamos o chamado atendimento ao cliente, se você quer que o seu cliente tenha um contato inesquecível com a sua empresa, obrigatoriamente você deve caprichar no atendimento fornecido até ele. 
  • Para isso, procure treinar seus vendedores e atendentes, capacite toda a sua equipe para saber dialogar com os usuários,  de acordo com pesquisas, cerca de 62% das pessoas desistem de uma compra após terem um atendimento ruim e apenas 11% dos brasileiros estão realmente satisfeitos com o atendimento fornecido pelas empresas. 
  • Isso reflete o quanto essa área é ruim e mais do que isso, o quanto ela precisa melhorar, é preciso sempre buscar evoluir investindo em um bom atendimento ao cliente que seja competente, saiba solucionar as dúvidas, resolver os problemas de forma atenciosa, prestativa e
  • Esteja presente em diversos canais diferentes
  • A prática omnichannel vem sendo desenvolvida nos últimos anos e atualmente alcançou o seu ápice, para quem não sabe, essa é uma estratégia que consiste em fazer com que uma empresa esteja presente em todos os canais de comunicação possíveis de forma uniforme. 
  • Ou seja, se alguém pesquisar sobre um exaustor centrífugo nas suas redes , e depois quiser continuar a sua pesquisa no site ou até mesmo ir na física, o atendimento continuará de onde parou, fazendo com que ele tenha uma experiência completa independente de qual plataforma ele queira seguir.
  • Isso ajuda a trazer liberdade para o consumidor, que pode escolher qual canal ele quer se comunicar e até mesmo a forma de realizar esse contato, parece algo simples, mas quanto melhor for a sua presença em canais diferentes, mais opções você fornece e de uma maneira otimizada. 
  • Dê suporte 24 horas por dia
  • Acima falamos sobre a do atendimento certo? Mas mais do que qualidade, você precisa focar em estar sempre disponível e manter a consistência das conversas, não existe nada que irrita mais um usuário do que uma demora para responder ou uma empresa que não está sempre disponível quando ele precisa. 
  • Acredite, estar sempre online é algo necessário, e por mais que pareça impossível, acredite, não é! Uma das formas de te a se manter sempre online é justamente através dos chamados chatbots.
  • Esses robôs de conversação tem como principal função, substituir ou auxiliar o atendimento humano, simulando as conversas e estabelecendo uma conexão próxima e em tempo integral, o que ajuda justamente no fornecimento de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de uma mão de obra humana para que tudo funcione. 
  • Saiba ouvir o cliente e procure encontrar soluções
  • O problema de muitas empresas é que na maioria dos casos, elas acabam pensando tanto na que esquecem de entender os problemas e param de procurar soluções para os consumidores, e focam exclusivamente em vender mais. 
  • Porém, para melhorar a experiência do usuário, você precisa ir além , precisa saber entendê-lo e resolver justamente os seus problemas. Não queira vender só por vender, busque sanar necessidades e resolver questões em aberto, se ele quiser uma confecção de uniformes personalizada, forneça a ele exatamente o que deseja, e não aquilo que é mais convencional para você. 
  • Saiba escutar seu cliente, entenda quais são as suas dores, seus desejos e seus problemas, e mire em encontrar soluções para resolver isso de maneira eficiente, que realmente consiga preencher os espaços. 
  • Capriche no seu site e promova uma boa navegação
  • O atendimento não é o único foco na experiência do usuário que você deve ter, também é preciso caprichar em toda a jornada de compra dele, principalmente quando falamos do ambiente virtual. 
  • Então para fornecer uma experiência positiva, procure criar um site otimizado com uma ótima navegação e que corresponda a todos os pré-requisitos, capriche no seu layout, na disposição dos elementos e garanta a responsividade.
  • A qualidade durante a navegação também influencia na experiência de compra do usuário, um site rápido, funcional e bem distribuído tende a muito mais e agradar muito mais o consumidor, então capriche bem na hora de montar sua página. 
  • Não se esqueça do pós-venda
  • Muitas empresas focam na experiência do cliente apenas até ele concluir uma transação, a partir do momento em que ele efetua uma compra, a marca simplesmente esquece dele e o joga para escanteio, mas é claro que se você busca uma boa UX, é preciso ir além das vendas. 
  • Mesmo que a pessoa já tenha recebido o presente na sua casa com rótulos adesivos colados na embalagem, procure também o seu pós-venda, vá além da jornada de compra e estabeleça uma conexão visando a fidelização. 
  • Procure fornecer uma boa experiência mesmo após a compra e invista em recursos para trazer uma experiência completa mesmo depois de fechar a transação. 
  • O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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