- Customer Relationship Management, ou CRM para os íntimos, é uma ferramenta que tem como principal objetivo melhorar o relacionamento com o cliente, buscando estabelecer laços mais fortes e melhorar a comunicação entre a marca e o consumidor.
- Ela é sem dúvidas, uma das soluções mais eficientes dentro de todo o setor comercial e deve ser reconhecida por qualquer vendedor ou profissional que atue dentro deste setor, já que ela ajuda tanto na recuperação de clientes perdidos, na fidelização de novos consumidores, e principalmente na prospecção.
- Para quem não sabe, a prospecção comercial nada mais é, do que encontrar os leads certos e atraí-los até o seu negócio, de maneira eficiente e até certo ponto, convincente, é como se você filtrasse os usuários, e encontrasse o perfil que mais se encaixa com a sua empresa, aumentando assim, a sua efetividade e sendo mais preciso do que uma balança industrial digital.
- É a prospecção comercial que ajuda você a ser mais assertivo nas suas estratégias, ter abordagens mais coerentes, e chegar nos usuários com potencial, para se tornarem seus clientes, mas para que ela seja eficiente, o CRM pode ser a solução ideal.
- No texto de hoje, separamos 5 motivos que mostram o porquê você deve utilizar o CRM em prospecção comercial e como isso pode trazer mais efetividade na sua jornada, bora conferir? Então vamos lá!
1- Informações completas dos clientes
- Uma das principais vantagens que o CRM pode fornecer para a equipe comercial na realização da sua prospecção, são as informações que esse sistema traz, tudo é muito bem detalhado e completo, com um grande acervo de dados sobre o público que a empresa atende.
- Isso fornece um agrupamento enorme de arquivos e registros relacionados aos consumidores, como uma grande central de alarme de incêndio, que ajuda no controle total de todas as operações.
- Toda prospecção já feita, e todo o perfil do lead se encontra nesse sistema, permitindo assim,que você entenda e defina com precisão, quem é o seu público-alvo, realizando uma segmentação precisa e assertiva.
- Ao segmentar o público, é possível desenvolver abordagens mais eficientes, se baseando nessas informações completas, oferecendo produtos e serviços baseados em dados e da forma mais adequada possível.
2- Follow up simplificado
- Cada venda registrada dentro do seu CRM, ajuda a entender melhor os processos e a etapa dos clientes dentro do seu funil de vendas, isso ajuda bastante na sua prospecção comercial, já que permite que você analise qual o tipo de follow up que deve ser feito.
- Quais etapas os clientes devem seguir até a concretização do negócio, quais pontos devem ser abordados ou dúvidas devem ser tiradas antes da conversão, existe alguma objeção? Onde é necessário trazer aquela ajudinha extra? O CRM com certeza te ajuda durante essa jornada.
3- Geração de relatórios e dashboards
- Você pode até não ser um grande fã, mas os relatórios são essenciais quando falamos da prospecção comercial, eles ajudam a entender melhor seus resultados trazendo dados estratégicos e operacionais extremamente assertivos, e com o software instalado, é possível tê-los de forma automatizada.
- Isso permite que você avalie as situações de maneira simples, avaliando o comportamento dos consumidores e até realizando algumas mudanças de rota caso exista a necessidade, visando sempre o que é melhor para o seu negócio.
4- Abordagens programadas e precisas
- Quem atua no setor comercial sabe que, o maior desafio da prospecção é encontrar o momento certo de entrada e ter uma abordagem que agrade o usuário, na hora certa e do jeito certo, com uma coleta constante de dados graças ao CRM, a janela de oportunidades fica muito mais clara.
- É possível visualizar com mais precisão, a forma e o momento correto de realizar uma abordagem, às vezes, as pessoas não estão preparadas para receber uma oferta, então, ao entender o comportamento e o padrão do consumidor através do CRM, você consegue encontrar essa chance e ser muito mais assertivo.
- Acredite, entender o momento certo de abordar os clientes é algo fundamental em qualquer estratégia de prospecção, então procure usar isso ao seu favor, isso vai ajudar a sua empresa a ser mais popular do que as fitas do bonfim.
5- Visão completa do funil de vendas e seu ritmo
- Por mais que a prospecção esteja na base do funil de vendas, é sempre importante entendê-lo de forma completa, ou seja, ter uma visão geral de todo o funil, e o CRM permite justamente isso.
- Com todos os dados completos, você consegue entender a cadência e o ritmo existente dentro de suas estratégias de vendas, o que te permite entender os próximos passos e as maneiras de realizar a prospecção de forma assertiva, afinal, cada funil possui seu ritmo, e é preciso dominar essa cadência para manter uma prospecção ativa e eficiente.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.