Toda empresa que almeja alcançar o sucesso precisa começar seu processo de dentro para fora, afinal, é através dos seus colaboradores que um negócio consegue ser mais produtivo e alcançar resultados mais eficientes. Ninguém consegue alcançar o topo sozinho, e quanto mais pessoas com vontade de fazer história, melhor será para a sua corporação.
Dessa forma, assim como o blister embalagem é essencial em remédios e eletrônicos e o marketing é essencial para atrair, captar e converter novos clientes, o endomarketing é a estratégia certa para manter seus funcionários engajados e aumentar a produtividade deles de forma funcional.
O endomarketing nada mais é do que uma série de ações que visa alcançar o público interno da sua empresa, ou seja, essa estratégia atinge diretamente seus colaboradores, visando melhorar o relacionamento, a satisfação e o ambiente, funcionando como um marketing interno.
Essa é uma das táticas mais populares e efetivas do mercado, e justamente por isso, no texto de hoje, nós vamos te mostrar 5 maneiras de usar o endomarketing na sua empresa de forma eficiente, bora conferir? Vamos lá!
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1. Reconhecimento e feedback do trabalho
A primeira forma de usar o endomarketing na sua empresa é através de reconhecimento e feedbacks do trabalho de seus colaboradores. Procure sempre estar apontando seus acertos e reconhecendo a evolução profissional de cada um, e o bom desenvolvimento de suas atividades.
Isso faz com que o colaborador se sinta “pertencente” e reconhecido dentro daquele local, elevando a sua moral, confiança e motivação, uma reunião para enaltecer uma meta batida, um bate-papo após o trabalho para elogiar o bom trabalho, ou um feedback depois de uma campanha surpreendente é tão importante quanto o laudo spda para condomínios residenciais.
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2. Bonificações
O reconhecimento e o feedback podem elevar a moral, mas é a bonificação que vai tirar um sorriso no rosto do colaborador e fazer com que ele se sinta ainda mais seguro, engajado e motivado na sua empresa.
Fornecer auxílios como vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde e outros como vale-academia e plano-odontológico, recompensar bons trabalhadores quando baterem suas metas com dias de folga, um jantar para a família com tudo pago, uma ida ao cinema gratuita e até mesmo uma viagem no final de ano, isso com certeza motiva e faz com que os funcionários se empenhem cada vez mais.
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3. Datas comemorativas
Existem dias que são especiais para os funcionários, e lembrar deles pode causar um sentimento de carinho, afeto e gratidão entre eles e a sua empresa, aniversários, aniversário de casamento ou dos filhos, comemoração de um ano na empresa, entre outros, pode ser algo especial.
Além disso, apresentar uma temática que mude o ambiente também pode ser interessante, presentear as mulheres no dia da mulher, dar chocolate na páscoa ou encher de presentes no Natal é algo que alegra o ambiente e faz tudo ficar mais leve e divertido.
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4. Melhoria no canal interno de comunicação
Toda empresa precisa ter um canal interno de comunicação para que os colaboradores conversem entre si e criem novas conexões, resolvendo problemas de forma prática e muito mais eficiente.
Para isso, invista em alguma plataforma que possa te ajudar nessa jornada e realize a integração de todos os setores da sua empresa, isso irá ajudar a receber comunicados, estreitar os laços entre a liderança e os colaboradores, e até mesmo a agilizar aqueles projetos elétricos industriais que estão parados a meses.
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5. Plano de carreira, treinamentos e capacitações
Existe colaborador mais motivado e empenhado a vestir a camisa da sua empresa do que aquele que enxerga um futuro na sua organização e sabe que você conta com seus serviços?
Para isso, monte um bom plano de carreira de forma individual, mostrando ao funcionário até onde ele pode chegar e dando um panorama de como crescer, também invista em treinamentos e capacitações, isso mostra que você confia e investe no crescimento profissional de cada funcionário, o que aumenta a confiança e motivação.
O que achou do texto de hoje? Que tal aplicar o endomarketing em seu cotidiano? Se você gostou, comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.